Tratamento acelera a recuperação de feridas complexas e conta com equipe multidisciplinar

Em fevereiro de 2021, o Grupo Leforte, em parceria com as Clínicas Epitheli, inaugura o serviço de câmara hiperbárica no Hospital Maternidade Christóvão da Gama, levando para a região do ABC Paulista o serviço que já oferece há 13 anos no Hospital Leforte Liberdade.

Para falar sobre o tratamento, que previne agravamentos e acelera muito a recuperação das feridas complexas – como queimaduras graves ou vasculares, como o pé diabético – convidamos Dr. José Ribamar Branco, médico infectologista, especialista em medicina hiperbárica e um dos diretores das Clínicas Epitheli.

Indicações para o tratamento com Câmara Hiperbárica

A câmara hiperbárica é indicada para tratar feridas em casos mais agudos, explica o Dr. Branco. “Um exemplo é na deiscência de feridas operatórias, ou seja, na abertura espontânea dos pontos cirúrgicos, que é considerada uma complicação grave, pois não é possível dar novos pontos no local para fechar, além de aumentar o risco de infecção e dificultar a cicatrização”.

O médico conta que “ela também pode ser indicada no tratamento de queimaduras – que têm sido cada vez mais frequentes, principalmente devido a acidentes com álcool na preparação de churrasco em casa – e de feridas de difícil cicatrização nas pernas de diabéticos e de pacientes com problema vascular”.

Mas o tratamento com câmara hiperbárica pode ser feito em muitos outros casos, como celulites necrotizantes, enxertos de pele, erisipela, lesão por pressão, osteomielite crônica refratária, fournier e trauma isquêmico grave. “Existe uma resolução do Conselho Federal de Medicina que estabelece quais são os casos em que o tratamento com câmara hiperbárica pode ser indicado pelo médico” – informa o Dr. Branco.

Benefícios da Oxigenoterapia Hiperbárica

Segundo o médico, “a oxigenoterapia hiperbárica deve ser realizada em adição a outros tratamentos. É muito importante que seja feito o acompanhamento integral do paciente, com limpeza cirúrgica, curativos e até com o uso de medicamentos, pois isso otimiza muito os resultados. Isso deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e enfermeiras especializadas, por exemplo, trabalhando de forma coordenada”.

Porém, “quanto mais precocemente ela for iniciada, melhores são os resultados”, diz o Dr. Branco. Como exemplo, o médico cita os queimados que sofreram lesões grandes e perderam a proteção da pele. “É muito comum esses pacientes terem infecções, mas se eles forem tratados precocemente na câmara hiperbárica, é possível reduzir o número não só de infecções, mas também de antibióticos, de procedimentos cirúrgicos, de curativos e de tempo de internação”.

O infectologista e o estomateurapeuta são as referências para o tratamento com câmara hiperbárica. Os pacientes devem ser avaliados por esses dois profissionais que podem, conforme a necessidade, encaminhar para outras especialidades, como é o caso do endocrinologista e do nutrólogo, no caso de um paciente diabético. Ou até um cirurgião plástico, se a ferida for muito extensa e houver a necessidade de fazer um enxerto. Mas a coordenação da jornada desse paciente deve ser feita pelos dois primeiros profissionais que eu citei”, conclui o médico.

Sempre opte pela avaliação com um especialista.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 18h.

Estacionamento no local.

Em parceria com Grupo Leforte

Agende sua consulta de avaliação!

As Clínicas Epitheli são especializadas no tratamento de lesões, traumas e feridas de difícil cicatrização por meio de técnicas de Medicina Hiperbárica e Curativos. Nosso intuito é prevenir, diagnosticar e tratar feridas complexas a partir das mais avançadas terapias e tecnologias.

Para um tratamento completo e eficaz de suas feridas, é importante uma equipe especializada! Agende uma consulta e conheça nossos protocolos!

Osasco: 11 4575-1195​​ · 94581-8088

Lapa: 11 3872-7555 · 94594-7600

Liberdade: 11 3345-3334 · 99172-3152

Santana: 11 2973-6513​​ · 94593-7018

Santo André: 11 2973-6513​​ · 93402-4836