Conheça todo o processo para iniciar as sessões de OHB e o que você vai sentir dentro da Câmara Hiperbárica.

Este vídeo foi criado a partir das principais dúvidas que surgem dos nossos pacientes quando darão início ao protocolo de OHB (Oxigenoterapia Hiperbárica). Convidamos a enfermeira dermatológica, Natália Weimann, das Clínicas Ephiteli, para falar sobre as principais orientações para iniciar as sessões de OHB para tratamento de feridas.

A primeira coisa que você precisar saber é sobre a AVALIAÇÃO! Quando o paciente já possui indicação médica para iniciar as sessões de OHB ele chegará até a clínica e passará por uma avaliação com o enfermeiro especialista. Esta avaliação é muito importante porque precisamos conhecer toda a condição clínica do paciente, principalmente se possui doenças pré-existentes, como:

▸ Diabetes
▸ Pressão alta
▸ Problemas respiratórios
▸ Problemas cardíacos

E o motivo pelo qual foi indicada a OHB

Nesta avaliação, exatamente antes do início da sessão, nós também verificamos os sinais vitais:

▸ Pressão arterial
▸ Frequência cardíaca
▸ Temperatura corporal

O segundo passo é sobre o TIPO DE ROUPA!

É essencial que o paciente esteja trajando roupas 100% algodão, o único tecido que pode entrar na Câmara Hiperbárica. Mas não se preocupe, nas Clínicas Epitheli, nós fornecemos o avental apropriado para você.

Importante dizer também que, por medidas de segurança, o paciente não pode usar qualquer objeto de metal, como relógio, anel, celular, entre outros. Nós pedimos, então, ao paciente que retire todos esses acessórios e os guarde em local apropriado e seguro que disponibilizamos para o paciente guardar os seus pertences.

Após a avaliação clínica e a as roupas adequadas, o paciente entrará na Câmara Hiperbárica. Nela, se respira uma concentração de oxigênio a 100% e, associado a isso, tem o aumento da pressão que faz esse oxigênio ficar mais dissolvido no sangue.

E quais os benefícios para a saúde?

Este aumento de oxigênio no sangue ajuda a levar mais células para o local da ferida, e essas células são importantes para o processo de cicatrização, pois ajuda a:

▸ A oxigenar melhor a região;
▸ Reduzir o inchaço;
▸ Potencializar a ação do antibiótico e outros medicamentos, caso o paciente esteja fazendo uso.

O que o paciente sente dentro da Câmara Hiperbárica?

Sabe aquela sensação no ouvido que dá quando estamos descendo a serra ou quando vamos fazer uma viagem de avião? O nosso ouvido começa a tampar, e é justamente isso que o paciente sente no início da sessão. Isso ocorre por causa da diferença da pressão atmosférica. O que precisa fazer para equalizar a pressão do ouvido? Existem três manobras que o paciente consegue fazer para destampar o ouvido:

1. Abrir e fechar a boca como se tivesse bocejando;
2. Fazer o movimento como se tivesse engolindo saliva;
3. Tampar o nariz e encher a boca de ar como se fosse fazer um mergulho.

É importante que faça essas manobras até sentir que o ouvido voltou ao normal, e sempre repetir as manobras quando sentir que o ouvido está tampando novamente. Outras informações importantes é que, dentro da Câmara, o paciente pode se mexer da forma como ele se sentir mais confortável, também vai poder assistir à televisão para que haja a distração durante os cerca de 60 minutos de sessão.

Caso o paciente queira entrar em contato com o profissional que está acompanhando a sua sessão, existe um sensor dentro da Câmara Hiperbárica que, ao colocar a mão neste sensor, ele toca uma campainha do lado de fora. O profissional, então, tem acesso a um telefone externo, possibilitado a conversa com o paciente.

Esperamos que essas orientações possam esclarecer as principais dúvidas acerca das sessões de OHB. Mas caso haja mais dúvidas, entre em contato conosco!

Agende sua consulta de avaliação!

As Clínicas Epitheli são especializadas no tratamento de lesões, traumas e feridas de difícil cicatrização por meio de técnicas de Medicina Hiperbárica e Curativos. Nosso intuito é prevenir, diagnosticar e tratar feridas complexas a partir das mais avançadas terapias e tecnologias.

Para um tratamento completo e eficaz de suas feridas, é importante uma equipe especializada! Agende uma consulta e conheça nossos protocolos!

▸ Unidade Osasco: 11 4575-1195 · ​96600-8759
▸ Unidade Lapa: 11 3872-7555 · 11 96947-4187
▸ Unidade Liberdade: 11 3345-3334 · 11 99172-3152
▸ Unidade Santana: 11 2973-6513​​ · ​2283-0836
▸ Unidade Itu: 11 4013-8000 · 11 98711-3939