top of page
Foto do escritorClÍnicas Epitheli

Ministério da Saúde autoriza Oxigenoterapia Hiperbárica para tratamento de pé diabético no SUS



Fundadores das Clínicas Epitheli estão na vanguarda deste tratamento, com mais de 30 anos de atuação em São Paulo


A quinta-feira, 25 de outubro de 2018, é uma data histórica para a saúde nacional. Por meio da Portaria Nº 55, o Ministério da Saúde autorizou a incorporação da Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) para o tratamento do Pé Diabético no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).


De acordo com a portaria, divulgada no Diário Oficial da União em 25 de outubro de 2018, fica autorizada a OHB para o tratamento somente de Pé Diabético sem a criação de procedimento específico e sem custo adicional ao SUS. A partir desta data, o prazo para implementação desta terapia é de 180 dias.


Os fundadores das Clínicas Epitheli, Dra. Sandra Maria Teixeira, Dr. Ivan Silva Marinho e Dr. José Ribamar Branco, estão na vanguarda desta terapia em São Paulo, com mais de 30 anos de história atuando dentro de hospitais renomados da Capital, em parceria com a Sociedade Brasileira de Oxigenoterapia Hiperbárica. Por isso, sua equipe técnica colaborou com o Ministério da Saúde para determinar as diretrizes e protocolos assistenciais deste tratamento.


Em linhas gerais, OHB consiste na respiração de oxigênio puro (100%), dentro de uma câmara especial e pressurizada. Basicamente, o procedimento ativa a circulação sanguínea que, por sua vez, melhora a cicatrização. Para saber mais, confira o nosso vídeo logo ao fim deste artigo!


Sobre o Pé Diabético


Estima-se que uma em cada quatro pessoas com diabetes pode ter problemas nos pés ao longo da vida. A polineuropatia diabética (PND) é uma complicação que afeta 50% dos pacientes e é o fator causal mais importante para as úlceras nos pés dos pacientes diabéticos, que precedem 85% das amputações. A PND leva a insensibilidade e nos estágios mais avançados, deformidades.


A tríade PND + Deformidades + Trauma são fatores determinantes para o chamado “Pé Diabético”, caracterizado por ulceração complicada por infecção e que pode evoluir para amputação, principalmente se há má circulação - a doença arterial obstrutiva crônica (DAOP). Outras condições colocam a pessoa em mais alto risco: doença renal do diabetes (DRD) e retinopatia diabética (RD).




RECEBA INFORMAÇÕES

Cadastre-se em nossa newsletter para receber
conteúdos relevantes sobre nossas especialidades

Obrigado por se inscrever!

img-home-05_edited
img-home-05_edited

Podemos ajudar?

Fale com um de nossos atendentes agora mesmo

UNIDADES

Lapa
Liberdade

Santana

Santo André

Chácara Santo Antônio

São Camilo - Pompeia

TRATAMENTO 360º

Somos um centro de referência no tratamento de feridas e cuidados com a pele, utilizando tecnologia avançada e com atendimento personalizado.

​Clínicas Epitheli​ ​​​©​ ​2023​​ ​· Responsável técnico: Dr. Ivan Silva Marinho ​· CRM 48389-SP ​· Todos os direitos reservados.

bottom of page